Tutoria: perspetiva de estudantes e professores de enfermagem

Autores/as

  • Maria do Céu Marques Universidade de Évora
  • Maria Margarida Sim Sim
  • Maria dos Anjos Frade
  • Maria Antónia Chora

DOI:

https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2013.11.99

Palabras clave:

educación superior, estudiantes de enfermería, tutoría.

Resumen

Com o objetivo de avaliar o processo de tutoria, descreve-se a perceção dos estudantes e docentes da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus (ESESJD) da Universidade de Évora (UÉ) em Portugal. Aplicaram-se questionários de autopreenchimento a 146 discentes e 19 docentes. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal. Os resultados indicam que globalmente, os estudantes percebem a tutoria como um recurso positivo, reconhecem no tutor, um orientador válido no percurso de formação, que está disponível e é amigável. Os docentes identificam-se como figuras de recurso e procuram responder às necessidades dos estudantes. Como problemas principais dos estudantes, emergem a adaptação ao ritmo e gestão das tarefas académicas. Na perspetiva dos professores, a tutoria trouxe benefícios. Concluem ambos os grupos que o regime deve ser facultativo e apontam dois episódios semestrais como os necessários/suficientes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria do Céu Marques, Universidade de Évora

Doctora en Psicología por la Universidad de Évora, Portugal. Maestra coordinadora del Departamento de Enfermería de la Universidad de Évora, Portugal. Temas de investigación: como estudian los estudiantes, que habilidades usan, representaciones sociales de la salud y la enfermedad.

Maria Margarida Sim Sim

PhD in evolutionary psychology from the Salamanca University in Spain. Teacher and coordinator of the Nursing Department of the Evora University in Portugal. Research subjects: how students study, skills they use, sexuality in teenagers.

Maria dos Anjos Frade

Maestra en Sociología por la Universidad de Évora, Portugal. Maestra adjunta del Departamento de Enfermería de la Universidad de Évora, Portugal. Temas de investigación: como estudian los estudiantes, que habilidades usan, capacidades de los familiares que cuidan a pacientes en quimioterapia.

Maria Antónia Chora

Maestra en Ecología humana por la Universidad de Évora, Portugal. Maestra adjunta del Departamento de Enfermería de la Universidad de Évora, Portugal. Temas de investigación: como estudian los estudiantes, que habilidades usan, obesidad.

Publicado

2013-09-30

Cómo citar

Marques, M. do C., Sim Sim, M. M., Frade, M. dos A., & Chora, M. A. (2013). Tutoria: perspetiva de estudantes e professores de enfermagem. Revista Iberoamericana De Educación Superior, 4(11). https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2013.11.99

Número

Sección

Territorios