Adaptação, permanência e conclusão do ensino superior: estudantes indígenas, afro-equatorianos e camponeses montubios na Universidad San Francisco de Quito
DOI:
https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2025.46.1743Palavras-chave:
ensino superior, permanência, conclusão, indígena, afro-equatoriano, montubio, EcuadorResumo
Esta pesquisa examina como a adaptação influencia a permanência e a conclusão da carreira universitária de estudantes indígenas, afro-equatorianos e camponeses montubios da Universidad San Francisco de Quito (USFQ). Realizada no Equador, a pesquisa destaca o crescimento do acesso ao ensino superior para esses grupos, apesar da lacuna histórica de desigualdade na educação, relacionada à etnia, gênero e nível socioeconômico. Os resultados indicam que, embora a adaptação seja importante, ela não é decisiva para a conclusão dos estudos, uma vez que cada grupo possui habilidades para lidar com as demandas acadêmicas.
Downloads
Referências
Almeida, Leandro, Joaquin Ferreira y Ana Paula Soares (1999), “Questionário de Vivências Académicas: Construção e validação de uma versão reduzida (QVA-r)”, Revista Portuguesa de Pedagogia, vol. 33, núm. 3, pp. 181-207, <https://hdl.handle.net/1822/12080> [Consulta: julio de 2021].
Almeida, Leandro, Sandra Faria y Joana Oliveira (1998), “Adaptación y estrés en estudiantes universitarios”, Revista de Psicología de la Educación, vol. 22, núm. 1, pp. 5-22.
Aquino, Silvia, Jesús Izquierdo y Bélgibes Liliana Echalaz Álvarez (2013), “Evaluación de la práctica educativa: una revisión de sus bases conceptuales”, Actualidades Investigativas en Educación, vol. 13, núm. 1, pp. 23-44, doi: https://doi.org/10.15517/aie.v13i1.11706.
Belaval, Yolanda (2007), Historia de la filosofía, México, Siglo XXI Editores. Bourdieu, Pierre (2003), Ciencia de la ciencia y reflexividad, Barcelona, Anagrama.
Bourdieu, Pierre y Jean Passeron (1996), La reproducción. Elementos para una teoría del sistema de enseñanza, Barcelona, Fontamara.
Castaño, Elkin, Santiago Gallón, Karoll Gómez y Johana Vásquez (2006), “Análisis de los factores asociados a la deserción y graduación estudiantil universitaria”, Lecturas de economía, vol. 65, núm. 65, pp. 9-36, doi: https://doi.org/10.17533/udea.le.n65a2639.
Chafla, Pablo y Jorge Guadalupe (2018), Reflexiones sobre la importancia de la evaluación económica de proyectos de inversión pública para el Ecuador: el caso del Banco del Estado, Cuenca, Editorial Universidad del Azuay.
Chickering, Arthur y Linda Reisser (1993), Education and identity [Educación e identidad], San Francisco, Jossey-Bass.
CMES (2009). “Las nuevas dinámicas de la educación superior y de la investigación para el cambio social y el desarrollo. Comunicado final” (2009), Perfiles educativos, vol. 31, núm. 126, octubre diciembre, pp. 119-126. doi: https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2009.126.18872.
Cuji, Luis (2012), “Decisiones, omisiones y contradicciones. Interculturalidad y políticas públicas en educación superior en Ecuador”, en Daniel Mato (coord.), Educación superior y pueblos indígenas y afrodescendientes en América Latina: normas, políticas y prácticas, pp. 283-315, Caracas, UNESCO-IESALC, <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000216433.locale=eshttps://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000216433.locale=es> [Consulta: julio de 2024].
Esterman, Joaquin (2014), “Interculturalidad crítica y decolonialidad: apuntes para una epistemología del sur”, Revista de Filosofía, vol. 80, núm. 2, pp. 353-372.
Fernández Lamarra, Norberto Rafael y Cristian Gonzalo Pérez Centeno (2016), “La educación superior latinoamericana en el inicio del nuevo siglo. Situación, principales problemas y perspectivas futuras”, Revista Española de Educación Comparada, núm. 27, pp. 123-148, doi: https://doi.org/10.5944/reec.27.2016.15044.
Ferreyra, Mariano, Carlos Avitabile, Julian Botero, Fernando Haimovich y Sergio Urzúa (2017), Momento decisivo: La educación superior en América Latina y el Caribe, Washington, Banco Mundial, <https://openknowledge.worldbank.org/bitstream/handle/10986/26489/211014ovSP.pdf> [Consulta: julio de 2024].
Gobierno Nacional (1998-2014), “Consejo de Desarrollo de las Nacionalidades y Pueblos del Ecuador (CODENPE)”, Latinno, <https://latinno.net/es/case/8080/> [Consulta: enero de 2020].
Instituto Nacional de Estadísticas y Censos (INEC) (2014), Encuesta Nacional de Empleo, Desempleo y Subempleo (ENEMDU 2014), <https://www.ecuadorencifras.gob.ec/documentos/web-inec/EMPLEO/Empleo-Diciembre/Nuevo_Marco_Conceptual/201412_EnemduPresentacion_15anios_Condactn.pdf> [Consulta: junio de 2021].
Instituto Nacional de Evaluación Educativa (ineval) (2018), La educación en Ecuador: logros alcanzados y nuevos desafíos. Resultados educativos 2017-2018, [Consulta: enero de 2019].
Mato, Daniel (2021), Racismo epistémico y estructural en la educación superior, Ajusco, Editorial Biblos.
Mato, Daniel (2019), “Racismo y educación superior en América Latina”, Cátedra UNESCO Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina. Iniciativa para la Erradicación del Racismo en la Educación Superior, Colección Apuntes, núm. 1, Buenos Aires, Universidad Nacional Tres de Febrero, <https://drive.google.com/file/d/1Kiujj_lfODx8mZp0BraC0GATu9JEqcEG/view> [Consulta: mayo de 2022].
Mato, Daniel (coord.) (2017), Educación superior y pueblos indígenas y afrodescendientes en América Latina: educación superior y sociedad, vol. 20, Caracas, UNESCO-IESALC, <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000261635.locale=es> [Consulta: abril de 2020].
Mato, Daniel (coord.) (2008), Diversidad cultural e interculturalidad en educación superior: experiencias en América Latina, Caracas, UNESCO-IESALC, <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000183804.locale=es> [Consulta: abril de 2023].
Mignolo, Walter (2000), “La colonialidad a lo largo y a lo ancho: el hemisferio occidental en el horizonte colonial de la modernidad”, en Edgardo Lander (ed.), La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas, pp. 55-86, Buenos Aires, CLACSO.
Munizaga, Felipe, María Beatriz Cifuentes y Andrés Beltrán (2018), “Retención y abandono estudiantil en la educación superior universitaria en América Latina y el Caribe: una revisión sistemática”, Archivos Analíticos de Políticas Educativas, vol. 26, núm. 61, doi: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3348.
Pascarella, Ernest y Patrick Terenzini Pascarella (2005), How college affects students: findings and insights from twenty years of research [Cómo la universidad afecta a los estudiantes: hallazgos y puntos de vista de veinte años de investigación], San Francisco, Jossey-Bass.
Rodríguez, Javier (2008), “Los movimientos indígenas en América Latina. Resistencias y alteridades en un mundo globalizado”, Gazeta de Antropología, vol. 24, núm. 2, doi: http://dx.doi.org/10.30827/Digibug.6928.
Rojas, Mauricio (2008), “La deserción estudiantil en la Universidad de Ibagué: la perspectiva de los ‘desertores”, Revista Virtual Universidad Católica del Norte, núm. 25, <https://revistavirtual.ucn.edu.co/index.php/RevistaUCN/article/view/123>.
Valladares, Liliana y León Olivé (2015), “¿Qué son los conocimientos tradicionales? Apuntes epistemológicos para la interculturalidad”, Cultura y representaciones sociales, vol. 10, núm. 19, pp. 61-101, <https://www.culturayrs.unam.mx/index.php/CRS/article/view/391> [Consulta: septiembre de 2020].
Vildósola, Ximena (2009), Las actitudes de profesores y estudiantes, y la influencia de factores de aula en la transmisión de la naturaleza de la ciencia en la enseñanza secundaria, tesis de doctorado en Didáctica de las Ciencias Experimentales, Barcelona, Universitat de Barcelona, <https://hdl.handle.net/2445/41440> [Consulta: septiembre de 2020].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Universidad Autónoma de México

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.