O abandono nos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Nacional de Tucumán. Década 1991-2001

Autores

  • Mariela Maya
  • Jorgelina Juárez
  • Rosana González
  • Gabriela Aguirre
  • Yanina Fernández
  • Virginia Abdala

DOI:

https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2019.28.433

Palavras-chave:

biologia, educação, abandono, universidade, Argentina

Resumo

Neste trabalho se apresenta uma aproximação à identificação dos aspectos associados com o abandono dos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas durante o período 1991–2001 na Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Nacional de Tucumán, Argentina. A população de estudo esteve constituída pelos alunos inscritos em ditos cursos durante os anos de 1990 e 1991 (bacharelado) e durante o ano 1996 (licenciatura). Os dados se obtiveram das fichas de inscrição dos anos citados, se empregou como instrumento a escala Likert para medir atitudes favoráveis, desfavoráveis e neutras sobre os cursos. Os resultados indicam que os motivos prováveis para o abandono dos estudos se relacionam com causas pessoais (73%), 9% mencionou problemas económicos e 5% problemas de discriminação. É muito interessante que nossos dados indicam que a porcentagem de estudantes que mencionou causas pessoais, mostram um registro de rendimento académico muito irregular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariela Maya

Argentina, Especialista en Educación Universitaria, Universidad Tecnológica Nacional, Argentina, Licenciada en Ciencias Biológicas, Facultad de Ciencias Naturales (FCN) e IML, Universidad Nacional de Tucumán (UNT), Argentina. Jefe de Trabajos Prácticos de la Cátedra de Biología General y Metodología de la Ciencia, FCN e IML, UNT, Argentina [mariela.maya@hotmail.com]

Jorgelina Juárez

Argentina, Doctora en Ciencias Biológicas, Universidad Nacional de Tucumán. Jefe de Trabajos Prácticos de la Cátedra de Biología General y Metodología de la Ciencia, FCN e IML, UNT, Argentina [jorgelina_j@yahoo.com].

Rosana González

Argentina. Auxiliar graduada de la Cátedra de Biología General y Metodología de la Ciencia y de Didáctica General, FCN e IML, Universidad Nacional de Tucumán, Argentina. Profesora en Ciencias Biológicas, FCN e IML, UNT, Argentina [rdiciembre77@gmail.com].

Gabriela Aguirre

Argentina. Doctora en Arqueología, Universidad Nacional de la Plata. Jefe de Trabajos Prácticos de la Cátedra de Biología General y Metodología de la Ciencia y de Bioarqueología, Facultad de Ciencias Naturales e IML, Universidad Nacional de Tucumán, Argentina [mgabaguirre@gmail.com].

Yanina Fernández

Argentina. Profesora en Ciencias Biológicas, Facultad de Ciencias Naturales e IML, Universidad Nacional de Tucumán, Argentina. Programa de Formación de Recursos Humanos de la Cátedra de Didáctica General, FCN e IML, UNT, Argentina [yanifernandez@hotmail.com].

Virginia Abdala

Argentina. Doctora en Ciencias Biológicas, Universidad Nacional de Tucumán, Argentina. Profesor Asociado de la Cátedra de Biología General y Metodología de la Ciencia, FCN e IML, UNT, Argentina [virginia.abdala@gmail.com].

Publicado

2019-06-01

Como Citar

Maya, M., Juárez, J., González, R., Aguirre, G., Fernández, Y., & Abdala, V. (2019). O abandono nos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Nacional de Tucumán. Década 1991-2001. Revista Iberoamericana De Educación Superior, 10(28), 131–156. https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2019.28.433

Edição

Seção

Contornos